sábado, 10 de novembro de 2007

Quando o blog gera renda

Quase coloquei uma pergunta no título deste post. Eu repito tanto para os meus alunos que “título com interrogação é falta de criatividade” e foi por pouco que quase cometi "novamente" este deslize.

Enfim, o assunto de hoje não é esse, mas sim “um blog pode ser uma fonte de renda”. Mas será que isto não é uma utopia? Eu respondo que não e ainda vou dar um exemplo para ilustrar tal situação.

Uma amiga minha, bióloga de formação e inteligente por natureza, criou um blog, em outubro de 2004. O que para uns pode parecer somente um diário virtual, para outros é a chance de ler textos excelentes, além de poder viajar pelo mundo por meio de suas histórias e saber mais sobre meio-ambiente.

Ao longo desse tempo, ela postou informações, mensagens, temas polêmicos e fotos, muitas fotos (detalhe: o marido é fotógrafo). A audiência é fiel. Quem viaja uma vez no seu blog, procura viajar sempre. E foram justamente essas viagens que atraíram a atenção de um portal, o Interney Blogs (IB), pertencente a Edney Souza*.

A partir do momento que passou a integrar o portal, Lucia Malla (como é conhecida na blogosfera) teve a oportunidade de ganhar dinheiro com o blog. Nada mais justo, afinal o trabalho é árduo (atualizações diárias), os temas são interessantes, o texto é sempre bem escrito e as fotos são lindíssimas.

Portanto, para quem é jornalista ou que está prestes a se formar, o blog pode ser mais do que um espaço para a divulgação de trabalhos (textos opinativos, reportagens, vídeos etc), pode ser também uma fonte de renda. Não sei ao certo quanto se ganha, mas para quem for dedicado e esforçado, pode ser uma bela saída.



* Edney “Interney” Souza ficou conhecido como o blogueiro mais rico do Brasil após uma entrevista publicada na revista Época. Desde então largou o emprego formal e vive da publicidade do site.

2 comentários:

Anônimo disse...

É, realmente é o sonho de todo blogueiro. Mas que pode ser viável. Vamos investir!
E professora, quais seus critérios para dar "parabéns" aos textos do pessoal? Sinto falta de críticas construtivas, de saber como estamos e o quê fazer para evoluir. Anda parecendo que ninguém precisa aprender mais nada. Abraço!

Bruno Ferreira CRuz disse...

Pra mim esse sonho esta começando a se tonar uma realidade.
Consegui por os anuncios Google Adsense e cada vez mais venho me dedicando para dar um retorno favorável aos meus leitores, que ainda são poucos, mas fiéis.
Crio que esse retorno só virá com a minha dedicação. Se você tem retorno com seu blog, também tem que ter o que realmente oferecer.