segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Jornalismo lidera concorrência na Fuvest 2008

Esta foi uma das manchetes do UOL de hoje, 12/11. Preocupante? Sim, porque é um sinal de que a concorrência no mercado vai ser mais dura ainda. O que me conforta é saber que os dedicados e/ou talentosos sobrevivem a essa “batalha”.

Certa vez ouvi de um professor na USP que, todos os anos, cerca de três mil alunos se formam em Jornalismo somente no estado de São Paulo. Contudo, deste número, apenas 300 costumam passar pela profissão. Só passar. O que não significa que se estabeleçam (permaneçam) na área.

Isso sim é preocupante!


Para quem quiser ler a reportagem na íntegra, acesse: http://vestibular.uol.com.br/ultnot/2007/11/12/ult798u20342.jhtm

3 comentários:

Anônimo disse...

Liana,
Espero que a maioria dessa galera que quer fazer Jornalismo não pense que Jornal Nacional é tudo. Espero que esse pessoal com sangue novo se dedique à leitura e que goste de escrever. Afinal, isso é o básico do Jornalismo, não? Tomara que o futuro da profissão esteja bem guardado.
Sara,
www.sarafc.zip.net

Lucas Pimenta disse...

É uma verdade cada vez mais constante.

A mitificação que a área jornalística envolve e que também, acaba por criar na massa a impressão de que todo o jornalista é rico e famoso, acaba aumentando o número de candidatos nos vestibulares para o curso.

Mas, mesmo os estudantes que conhecem e sabem que não são todos os jornalistas que tem salário de William Bonner e também, que o mercado já está saturado, continuam ingressando nas universidades. Esses sim, talvez pelo amor à profissão.

Isso é positivo.

O único ponto conflitante e de descrença minha fica na frase: "O que me conforta é saber que os dedicados e/ou talentosos sobrevivem a essa batalha".

Será?

Não é isso que vejo, leio e principalmente, vivo atualmente. Os "herdeiros" das redações estão soltos por aí e muita gente competente (ou no mínimo, dedicada) está fora do mercado.

Neste momento, basta lutar!

Anônimo disse...

Preocupante, mas não deve ser desanimador. É justo que os empenhados e preparados conquistem o seu lugar ao sol.