quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Do gillette press ao CTRL+C / CTRL+V

“Eu sou do tempo do gillette press”. Com esta frase causei um espanto geral em uma das minhas turmas de jornalismo esta semana. Não foi por causa da minha idade e nem do tempo em que isso se passou, mas porque todos ali desconheciam o significado da expressão.

Hoje, com o mundo moderno, com a tecnologia avançando dia após dia, a internet presente nos lares, no trabalho e nas escolas, soa estranho dizer que as notícias, em um passado recente, eram recortadas do jornal impresso.

Foi engraçado explicar para os alunos que, na época em que fiz faculdade, as redações de rádio (e algumas de televisão) literalmente recortavam as notícias dos jornais impressos e liam para o ouvinte (telespectador).

“E eles citavam a fonte?”... perguntou um aluno mais preocupado. Precisei responder que nem sempre (ou na maioria das vezes) o jornal em questão não era citado. Uma prática que deve ser abolida, afinal quem escreve e publica um texto quer ser reconhecido.

Em pleno 2007, o esquema é outro. O gillette press ainda continua vivo, mas com outra configuração. Com o advento da tecnologia, a expressão ganhou uma versão mais contemporânea, mas que, no fundo, tem o mesmo objetivo: a cópia não autorizada.

O famoso CTRL+C / CTRL+V é uma verdadeira praga, sobretudo no que diz respeito aos trabalhos acadêmicos entregues pelos alunos. Um comportamento nada ético que deve ser combatido por nós, professores.

Espero, sinceramente, que um dia essa prática seja extinta e que todas as informações publicadas, copiadas ou não, tenham as suas fontes citadas.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá professora Liana!

No livro -Falando Francamente- do jornalista Arnaldo Nogueira, há uma passagem que conta justamente isso que você falou (do termo gillette press). O livro foi o último projeto a que um dos pioneiros da TV e do rádio se dedicou, um legado, uma verdadeira aula de história, geografia e história do jornalismo.

Um abraço,

Érica.

Alguns sites sobre o livro:

http://www.franklinmartins.com.br/naestante_artigo.php?titulo=prefacio-do-livro-falando-francamente

http://www.bdb.org.br/frmPublicaObra.aspx?Codigo=858