quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Receita para uma boa reportagem

Ontem, durante a Semana de Jornalismo, uma das falas do jornalista e contador de "causos" José Hamilton Ribeiro não me saiu da memória.

O tema em debate era: o que é necessário para se fazer uma boa reportagem? José Hamilton Ribeiro relembrou o trecho de uma entrevista de Joel Silveira apresentada no Jornal Nacional no dia de sua morte, em agosto deste ano.

Na entrevista, Silveira afirmava que, para se fazer uma boa reportagem, são necessários três elementos: "paciência, persistência e sorte". Com mais de 50 anos de profissão, pelo menos 25 somente em televisão, José Hamilton afirmou que o material da entrevista foi mal editado, pois tem certeza de que o amigo jamais daria tal receita. "Com esses três elementos, o máximo que se consegue é ganhar no bingo", ironizou.

Para ele, o segredo da boa reportagem é composta por dois únicos elementos vigorosos e indispensáveis para todos aqueles que pretendem seguir na profissão:
1º) vocação
2º) formação.

Depois de ouvir esta afirmação, não há como discutir. Se o talento não estiver acompanhado de um bom trabalho de pesquisa, não há sorte, paciência e perseverança que consigam produzir uma reportagem.

Fica a dica aqui para os iniciantes.


Entrevista com José Hamilton Ribeiro publicada no site da ABI (Associação Brasileira de Imprensa): http://www.abi.org.br/paginaindividual.asp?id=628

2 comentários:

Anônimo disse...

bom quero dizer que concordo com isso de formaçao e vocaçao...mais sem paciencia nada se consegue na vida...esse ano vou prestar vestibular para comunicaçao social e quero engressar na carreira de jornalista pelo fato de gostar e as pessoas ao meu redor dizem que dou pra coisa..rsrsrsr..,principalmente os meu professores escuto isso da boca de quase todos...quero dizer que admiro muito o trabalho de vcs e espero muito um dia ser colega de trabalho de vcs...bjos

Anônimo disse...

Estranho é uma pessoa com pretensões de ser jornalista escrever Ingressar com E,e achar que gostar de pessoas bastaria. Acho que você "DÁ" pra outra coisa amigo(a).OBS: Meu professoreS não existe, aprenda a conjugar verbos.