sexta-feira, 26 de outubro de 2007

O poder das cores em um site

As dicas que você encontrará abaixo foram retiradas do artigo de Mary E. Carter, publicado no www.efuse.com.


De acordo com a autora, o que chama a atenção primeiro das pessoas é justamente a cor. Muito antes de absorver o conteúdo de uma página da web, o internauta vê as suas cores. Algumas são extremamente sérias, enquanto outras dão um ar muito extravagante ao site. Então, como escolher a cor certa?


As milhares de cores que percebemos podem estimular diferentes humores e impressões em cada um de nós. Portanto, antes de escolher uma cor para o seu site é necessário ter um conhecimento geral sobre o poder das cores.


Vermelho: representa os extremos – fogo, sangue, calor, excitação, paixão e intensidade. O vermelho pode transmitir sensualidade.


Laranja: esta cor é vibrante, é quente. Representa a luz do sol, as flores tropicais. O laranja transmite saúde e se destaca em meio a outras.


Amarelo: é a primavera. Transmite inocência e o calor do sol. É uma cor delicada e que aquece. Em contrapartida, se for muito brilhante pode alertar contra um perigo, como nos letreiros.


Verde: dependendo de como for utilizado, o verde pode transmitir mais paixão que o próprio vermelho. Esta cor pode representar ainda inexperiência, imaturidade, enjôo ou inveja.


Azul: esta cor faz lembrar a cor do céu. Quando muito pálida, pode transmitir frieza. Quando escura, transmite riqueza e espiritualidade. No jornalismo, é a cor da credibilidade.


Roxo: é tradicionalmente a cor da realeza. Pode ser mais pálida ou mais escura. Pode evocar quietude ou frivolidade. Representa a sofisticação.


Preto e branco: o significado destas cores vai depender muito de quais cores estarão associadas. O branco representa a inocência, a pureza. Por outro lado, no Japão, representa a morte. Já o fundo preto causa um pouco de cansaço aos leitores. A única vantagem seria uma "economia" de energia.


Enfim, o que realmente se sabe é que a escolha da cor para um site vai depender muito do gosto de cada um. Porém, o bom senso deve sempre prevalecer.

3 comentários:

Sheila M. Godoi disse...

Cores na internet...

Muito curioso o post! Gostei! Ainda estou a escolher o layout do blog que vou criar.

Abraços

Sheila M. Godoi disse...

[Completando...]

Com toda certeza, vou prestarbastabnte atenção mnas cores!

Liana Vidigal disse...

Sheila,
Provavelmente, vc já ouvi falar no poder das cores, não?

Portanto, veja bem quais cores escolherá para o seu blog.
[ ]