Filtrar comentários num blog é uma forma de censura?
Esta pergunta surgiu em sala de aula após observar que alguns blogs de jornalistas 'famosos' estavam filtrando os comentários. Num primeiro momento, eram cerca de 350, 500 ou até mesmo 700 comentários (dependendo do assunto). Mais recentemente, esse número caiu drasticamente para cerca de 70 a 80 comentários.
E aí? Será que os internautas deixaram de comentar ou os responsáveis pelos blogs começaram a fazer uma seleção do material recebido?
Claro que a resposta exata somente o dono do blog possui, mas me fez pensar sobre o assunto. Joguei a 'batata quente', então, para os alunos. As opiniões foram divergentes e diferentes. Enquanto alguns defendiam veemente que é uma forma de censura, outros (menos exaltados) acreditavam que é apenas uma forma de elevar o nível da discussão. Houve também quem defendesse: "o blog é meu e deixo comentar nele que eu quiser!"
Eu, particularmente, prefiro comentários que elevem a discussão e desprezo aqueles que baixam o nível com xingamentos gratuitos ou oportunistas que entram somente para fazer propaganda do próprio produto virtual.
Enfim, a polêmica está lançada!
2 comentários:
Alguns podem usar a moderação como forma de censura, sim. Vai da posição ética do dono do blog. Mas essa moderação é válida quando se tratam de ofensas gratuitas. Todo caso, seria apenas deletar tais comentários "exacerbados".
Conheço quem usa a moderação apenas para ter controle dos comentários, ou seja, saber se estão comentando em posts mais antigos q talvez não fossem lidos sem o sistema.
E obrigada pelo elogio no nosso blog! Abraço!
Ah sim... Aqui é a Andréa Albuquerque. (Preciso arrumar esse perfil.)
Postar um comentário